Pensamento Digital
A Revolução tecnológica a que todos assistimos, obriga-nos a reinventar modelos sociais e de negócio, que acolham e potenciem a existência de uma conetividade digital entre pessoas, empresas e coisas, tendo por base a economia dos dados e do ciberespaço.
A informação torna-se assim omnipresente, dinamizando uma nova procura personalizada e, simultaneamente, ajustando a oferta, através do aumento da capacidade produtiva do trabalho e da criação de valor acrescentado.
No setor AEC(O), beneficiamos hoje de uma dinâmica de integração transversal entre a produção de bens e serviços e o valor acrescentado dos dados nas diferentes atividades setoriais, abrindo espaço a um reequilíbrio competitivo entre as empresas do setor.
Nesta conformidade, a Metodologia BIM associada a tecnologias e estruturas de base como a IA, Big Data Analytics, IoT, Robótica Avançada, Realidade Virtual e Aumentada ou Materiais Avançados, suportados por Internet e Infraestruturas de nova geração, podem permitir ao setor, tradicionalmente avesso à adoção de novas tecnologias, recuperar a distância tecnológica que o separa de outras indústrias, tornando-o mais eficiente, competitivo e transparente.
AIDC, Publicado em Julho 2022